Diabos à solta



"Na noite de 23 de Agosto, os diabos andaram à solta em Amarante, numa recriação da tradição, recuperada pela autarquia, que procura evocar o regresso dos “Diabos de Amarante”, figuras de veneração popular.

Vendidos a um senhor inglês, na segunda metade do século XIX, os diabos regressaram a Amarante, após pressão diplomática exercida pelo então Presidente da Câmara Municipal de Amarante, António Lago Cerqueira.

Os amarantinos receberam-nos, em êxtase, na estação de comboio, em Santa Luzia, organizando, a partir daí, um “cortejo folião”, com os mafarricos (diabo e diaba) transportados em carros de bois, acompanhados pela população e pela Banda de Música de Amarante, até ao Largo de S. Gonçalo. Aqui “recebe o nosso Padroeiro os dois monarcas das Trevas”, como descreveu Teixeira de Pascoaes.

Na recriação, os diabos fizeram o mesmo percurso, transportados em andores, mas, desta vez, acompanhados por algumas centenas de outros diabos trajados de vermelho e preto. No Largo de S. Gonçalo, em frente ao Mosteiro, foram recebidos por S. Gonçalo, que autorizou o “baile dos mafarricos”, para, à meia-noite, se beber a queimada e se excomungar os males.
"



in www.cm-amarante.pt

Blog a visitar

Em navegação pelo mundo virtual, descobri este blog, que recomendo vivamente. O blog em si, confesso, não tive tempo para investigar, mas o post merece uns minutos de atenção... Ou não fosse eu um ambientalista (já o fui mais? Não nego, mas a essência estará sempre cá).

http://domeulugar.blogs.sapo.pt/3460.html