"Na noite de 23 de Agosto, os diabos andaram à solta em Amarante, numa recriação da tradição, recuperada pela autarquia, que procura evocar o regresso dos “Diabos de Amarante”, figuras de veneração popular.
Vendidos a um senhor inglês, na segunda metade do século XIX, os diabos regressaram a Amarante, após pressão diplomática exercida pelo então Presidente da Câmara Municipal de Amarante, António Lago Cerqueira.
Os amarantinos receberam-nos, em êxtase, na estação de comboio, em Santa Luzia, organizando, a partir daí, um “cortejo folião”, com os mafarricos (diabo e diaba) transportados em carros de bois, acompanhados pela população e pela Banda de Música de Amarante, até ao Largo de S. Gonçalo. Aqui “recebe o nosso Padroeiro os dois monarcas das Trevas”, como descreveu Teixeira de Pascoaes.
Na recriação, os diabos fizeram o mesmo percurso, transportados em andores, mas, desta vez, acompanhados por algumas centenas de outros diabos trajados de vermelho e preto. No Largo de S. Gonçalo, em frente ao Mosteiro, foram recebidos por S. Gonçalo, que autorizou o “baile dos mafarricos”, para, à meia-noite, se beber a queimada e se excomungar os males."
in www.cm-amarante.pt
Diabos à solta
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
que lhe pareceu o evento este ano?
esse centro Amarantino é deslumbrante!
Namastê!
Fátima Vale
São pretos! Se fossem vermelhos já os tinhamos queimado!
São pretos! Se fossem vermelhos já os tinhamos queimado!
São pretos! Se fossem vermelhos já os tinhamos queimado!
E por falar em diabos... Onde andam os diabos deste blog? Perderam a veia artística??...
Eu bem que avisei o Daniel...."não coloques nenhum post sobre os diabos à solta, pois o Zé e o Pires vão ter medo e não vão colocar mais nada no blogue!!"
Zé..........não tenhas medo eles não vão aparecer debaixo da tua cama!!
Pires........podes abrir o blogue à vontade eles não vai sair pelo ecrã fora!!
; ) Dêem noticias...........
Beijos
Até que, enfim, alguém me apoia!...
Pois... Os diabos foram o (meu) ultimo post... Fiquei à espera dos seguintes...
Senta-te!...
E a perguiça continua... Lamentável.
Enviar um comentário