Um mundo, um sonho... não me acordem.. ainda é cedo...

Olá...
De regresso de férias (essa posta virá mais tarde), e com vontade de outro período de descanso, recomecei a ouvir e ver notícias, ou pelo menos aquilo que os nossos jornais e jornalistas nos vendem. Naturalmente incontornável, o maior (ou não) evento desportivo mundial em Pequim, os tais dos Jogos Olímpicos.

Nesse dito evento, estarão os melhores atletas do mundo, ou pelo menos os que conseguiram atingir as marcas mínimas para ali estarem a representar as cores do seu país... sim, as cores do seu país. Não, não vou entrar na discussão das marcas mínimas e a sua real (ir)relevância.

Comecemos pelo país organizador. A China, como exemplo na defesa dos Direitos Humanos - as intensas políticas contra o trabalho infantil, as delicadas políticas de controlo da natalidade, a democrática resolução da questão do Tibete -, na defesa do Ambiente, na defesa da Liberdade, claramente merecia organizar um evento desta dimensão (a isto chama-se ironia)...
Também não vou entrar na discussão da extrema preocupação com a imagem que os chineses demonstram... com as polémicas da cerimónia de abertura...

O que realmente me preocupa e choca é determinadas declarações dos nossos atletas e diregentes.
Depois de vermos uma equipa de amadores a dar uma lição de amor "à camisola" e ao desporto, vemos determinados "atletas de alta competição" (as aspas foram propositadas) a desistirem de provas porque a anterior correu mal... a recorrem a desculpas absurdas, como a hora da prova, ou a futebolística desculpa da arbitragem.. valha-nos a Vanessa a mostrar atitude de campeã, embora também um pouco desbocada... e vemos dirigentes, com responsabilidades naturalmente acrescidas, a disparem fardas, sejam elas certeiras ou não.

Preocupamo-nos, e bem, com o dinheiro gasto pela comitiva olímpica... e mais porque não sentimos o retorno... a questão é o que vai ser feito agora? Se houve atletas que foram aos olímpicos passear, e se o Presidente do Comité Olímpico, ou a Vanessa Fernandes, ou outro qualquer sabem quem são esses atletas, que tipo de sanção vão sofrer?
E os que foram lá com o espírito combativo, com ganas de vencer serão recompensados?

Provavelmente não... infeliz e habitualmente vai tudo ficar em águas do peixe da Noruega, à boa maneira lusitana, servido com batata a murro e muito azeite e alho.
Vai ser a operação Fuwa (quem não sabe o que é, http://pt.wikipedia.org/wiki/Fuwa)... e surgirá um qualquer Bibi para servir de símbolo do mal e o povo ficará satisfeito...

Que o panão esteja convosco.

1 comentário:

Unknown disse...

Valha-nos que entretanto o gajo com nome de cidade alentejana - mas que de lerdo não tem nada - lá ganhou a tão desejada medalha dourada... Bem hajas, Nelson!