E o que é bom acaba sempre!

Foram de facto 10 excelentes dias que dificilmente poderei repetir, pelas experiências, pelos locais, pelos amigos. Mas, como diz uma das mais recentes musicas da nossa cara conterrânea Nelly Furtado, as coisas boas chegam a um fim.

Outro facto triste foi chegar a Portugal e ter à minha espera um tempo muito cinzento, um pouco à semelhança de uma parte da imagem ao lado. Mas reparem que escolhi uma com um sol a despontar e um céu azul a aparecer: após a tempestade, surgirá um período, espero fantastico: o regresso ao trabalho.

Numa altura normal, estaria prestes a sofrer uma depressão, mas não! Vou integrar na próxima 2.ª feira, tal como disse há uns posts atrás, uma grande equipa numa não menor empresa, ao lado do meu caro amigo e colega, Panão Zé! Já sinto aquele nervoso miudinho que penso ser natural nestas ocasiões!

Venham os desafios! Venham as dificuldades! Venham os chefes! Depois de me ver a diversos Km/h montanha abaixo em cima de 2 tábuas, nada me fará tremer mais as pernas!!

A Suiça deixa marcas... sem dúvidas!

Bem... o panão Zé pediu, cá está mais uma Posta... A verdade é que não tive grande tempo para actualizar esta minha espécie de diário.

Mas aproveito estes minutos para o fazer. Ontem fomos à parte Italiana da Suiça. Para tal tivemos de atravessar o túnel de S.Gotardo, o tal de 17 Km em que ocorreu uma tragédia há alguns anos, após um incêndio no seu interior.b Bem, é escusado dizer que me lembrei deste acontecimento durante cada um dos cerca de 15 de demorou a travessia!

Depois dirigimo-nos a Ascona (dispensam-se piadas), 80 Km depois, que é uma cidadezinha lindíssima junto ao magnificiente Lago Magiore (lembro que nesta zona da Suiça se fala exclusivamente italiano).~ Comemos uma excelente pizza, que até nem foi muito cara comparada com os cafés expresso que culminaram a refeição: 5,80 francos suiços, mais ou menos 4,00 € pelos dois!

Após um pequeno passeio numa bonita marginal, dirigimo-nos para Lugano, uma cidade já muito maior mas também na margem do mesmo lago. Lindíssima, com um contraste antigo e contemporâneo muito bem conseguido.

Era já praticamente noite quando chegamos a Andermatt e recebi a penosa notícia que o Benfica tinha ganho ao Nacional...

Já hoje... bem... hoje... adquiri a minha mais recente marca (literal) da curta passagem pela Suiça: aventurei-me a andar de trenó numa enooorme rampa de cerca de... vá... 50 m... e obtive um admirável, fantástico, inigualável... olho negro!! Sim, descobri que não dá muito resultado um adulto com cerca de 73 Kg andar num trenó construído para crianças...

Falta referir que após isso, fomos ainda ao Pico Gemsstock, a 2993 metros de altitude.

Fomos, claro, de teleférico, tipo salsishas enlatadas, junto com um monte de turistas carregados de equipamento de sky e prontos para descer monte abaixo! Sim, no regresso eramos só nós dentro da cabine. Bem, as vistas eram simplesmente fantásticas, e só víamos esquiadores malucos do tamanho de formigas encosta abaixo!

Bem, amanhã vou outra vez esquiar. Desejem-me boa sorte! Depois conto mais novidades acerca da segunda aventura (agora como profissional) nas neves suiças!

Sky, finalmente!!

Ora finalmente! Lá veio o dia em que pude testar as minhas habilidades em cima de um par de skis. Não foi fácil. Não foi mesmo nada fácil.

Começou pela necessidade de calçar um par de botainas que nos fazia andar que nem robôts, e durante cerca de 1 Km, até ao sopé da montanha.

Depois da subida nas tradicionais "cadeiras" (em que a Ana quase obrigava a pararem aquilo para a irem buscar), o início da jornada foi trágica: tombos atrás de tombos. Mas depois correu relativamente bem, durante uma pista suave de cerca de 7 Km.

O professor (o meu grande amigo Pedro, na foto) foi excelente e paciente, muito paciente, e até tirou umas fotos para rever mais tarde.

E pronto, chegou o fim da voltinha, pelo que estou em pulgas para tirar outra "ficha" e repetir... desta vez sem cair, espero. Abraços!!

Novidades de Andermatt

Ora muito boa sexta-feira, início de fim-de-semana!

Faz precisamente hoje uma semana estava eu a gozar com todos os meus amigos, precisamente através do Compactozinho, devido ao facto de eu estar de férias. Bem, nem eu imaginava na altura que hoje, tal como já tive oportunidade de postar, estaria a teclar da Suiça. E porquê a teclar, quando deveria estar a fazer o que tanto desejava, i.e., esquiar? Porque a neve, infelizmente não é muita. Sim, pela imagem ninguém diria isso, mas a verdade é que, aparentemente, para a época do ano, isto não é nada. De facto, apenas nevou uma vez desde que chegamos, na passada terça-feira, e pouco (e ainda por cima não vimo pois foi de noite!!)

De qualquer forma, a quantidade de neve existente ainda vai dando para qualquer coisa: a Ana já deu um tombito na neve, os bonecos de neve abundam e, claro, bolas de neve voadoras são o dia-a-dia. Ainda assim, espero, amanhã sim, ver o pico da montanha aqui ao lado, e nem que tenha de alugar todo o equipamento necessário à prática segura do Sky, dar então sim, uma boa "esquiadela"!

Como até então, continuarei a dar novidades (uma vez que os meus estimados colegas panões não se dignam a tal).

Abraços!!

Nota: Aprendi as minhas primeiras palavras em alemão: DANKE (obrigado), ICE (que curiosamente pode ser UM em alemão-suíço, gelo ou, imaginem, quente) e HUT (cão... esta vai ser muito útil...)

Cá estou!!!

Apreciem amigos... apreciem a beleza natural em que estou inserido, a 1444 metros de altitude, numa maravilhosa vila no centro da Suiça.

Brevemente irei subir aos 2990 metros (!) onde conto, aí sim, verificar os meus (escondidos) dotes de esquiador!

Após isso, informarei a quantidade de gesso que foi necessário aplicarem-me no Hospital local... :)

Me aguardem..

Neve!!!!!!!

Não sou eu na foto, mas podia ser, daqui por uns dias!!
Sim, é verdade! Vou dar uns tombitos na neve!
Vou aproveitar estes meus dias de férias (já vos tinha dito que estou de férias?) para atirar umas bolas de neve à mulher e aos nossos amigos que, muito amavelmente, nos vão acolher em Andermätt, na Suiça.
Bem, não posso escrever muito mais pois tenho as malas para fazer....
Até mais ver... e desta vez, sou eu (que continuarei) a mandar postais!!

Ah! E vejam lá se postam um pouco.. . já parece um pouco mal ser sempre o mesmo panão a postar...

Sexta-feira à tarde.... férias.... tempo chuvoso....

Sexta-feira à tarde.... férias.... tempo chuvoso....

Não me levem a mal companheiros, mas apetece-me dizer que uma pessoa se habituava! Não quero dizer com isto que não tenha responsabilidades de outra ordem, tais como lidas da casa e pequenas deslocações para tratar de assuntos pendentes (sim, que o tempo das mulheres serem donas e senhoras da casa já acabou!). Mas a verdade é que, o simples facto de não estarmos cingidos a horários e podermos planear as nossas tarefas diárias sem pressões superiores, não é de todo mau. Aliás, a única pressão que eu tenho neste momento é a necessidade de pensar exaustivamente em actividades que me ocupem durante 15 dias (sim, DUAS semanas!) de forma a não andar por aí às cabeçadas às paredes sem nada para fazer.

Mas deixando de gozar com os pobrezitos, espero que estejam motivados para mais um fim-de-semana e o aproveitem. O tempo não vai estar famoso, pelo que a altura é ideal para ficar na cama na “murronhice”… Ah! Há aqui 1 contra: é que o panão Pires e a sua adorável esposa têm de esperar pela boa vontade e compaixão da amorosa Tiz.

Ora bem, vou entrar eu próprio nesse estágio e começar por dar uma grande espreguiçadela… …. …. (só mais um minuto)… … … Ahhh! Ok… Acho que ia mesmo despedir-me.

Um até breve para todos (para o meu recente colega panãozé é mais um até já, a julgar pela frequência com que tem solicitado a minha colaboração… com todo o gosto da minha parte, diga-se) e espero que respondam à letra à minha provocaçãozita…

Uffffffff................



Acabei de escrever um Post durante 30 minutos para de um segundo para o outro ele desaparecer.... A tentação de escrever aqui algumas palavras acerca do sucedido é muita, mas nunca se sabe quem poderá vir a ler isto....

Relativamente ao que me levou a postar, resta-me pedir que olhem para a imagem e sintam o que eu sinto neste momento...

A ressaca... do Jantar Panaírico

Que penúria, senhores ouvintes...

O que parecia ser uma noite de sossego no recanto do lar, após um Rotweiller transformou-se num massacre exagerado e absolutamente desnecessário ao Panão Daniel...


Realmente foi demais. A explicação está na imagem.
E ainda falta a imagem da outra, que ficou quase vazia...

Por mais incrível que possa parecer, a noite acabou perto das 06 horas... com um teor alcoólico passível de coima, apreensão de carta e sabe-se lá mais o quê... e a conversar de trabalho.

Estaremos a ficar aborvidos pelo trabalho?

De qualquer maneira, fica para a história dos "3 Panões da Tábua Quadrada" uma noite bem passada, e a vontade de o repetir em breve.

Uma palavrinha às "panettes" que compareceram e estiveram ao seu melhor nível.
Não se esqueçam que são muito importantes para nós...

Posta Live in Paços de Ferreira


Custou a sair mas finalmente aconteceu...
Os três panões pensaram... e tiraram uma fotografia para documentar esse raro momento.

Ladies and gentlemen, from Paços de Ferreira, Vale do Sousa... The Panões...

P.S. - Não marcar mais repastos para dia de futebol... dá azar.