Mãe...


Mãe:
Que desgraça na vida aconteceu,
Que ficaste insensível e gelada?
Que todo o teu perfil se endureceu
Numa linha severa e desenhada?

Como as estátuas, que são gente nossa
Cansada de palavras e ternura,
Assim tu me pareces no teu leito.
Presença cinzelada em pedra dura,
que não tem coração dentro do peito.

Chamo aos gritos por ti - não me respondes.
Beijo-te as mãos e o rosto - sinto frio.
Ou és outra, ou me enganas, ou te escondes
Por detrás do terror deste vazio.

Mãe:
Abre os olhos ao menos, diz que sim!
Diz que me vês ainda, que me queres.
Que és a eterna mulher entre as mulheres.
Que nem a morte te afastou de mim!

Miguel Torga - São Martinho de Anta, 1 de Junho...

O mês de Dezembro é um mês complicado.
Quando todos nós procuramos distrair a nossa alma com prendas e ceias... surgem aqueles sentimentos adormecidos.
Dezembro foi o mês em que nasceu a minha mãe. E isso é motivo de alegria.
Mas ela já não está comigo... não pode afagar os cabelos da minha filha...
E isso é motivo de tristeza...

Ou não... Porque haveria de ser?
Que melhor homenagem se pode fazer a alguém, senão recordá-lo sem isso nos entristecer?
Porque raio nos julgamos no direito de atribuir um sentimento triste a alguém? Independentemente de esse alguém nos ter deixado?

É claro que se pudéssemos, alterávamos certas coisas do passado. Mas não há nada a fazer.
A não ser avançar com a nossa vida. Honrar os nossos pais, procurando educar os nossos filhos com o excelente exemplo que tivemos a educar-nos.
É esse o meu espírito natalício deste ano.
Vai ser a minha resolução de ano novo.
Ser um excelente marido, ser um excelente pai e educador...
É isso que pretendo. Hoje e sempre...

3 comentários:

Unknown disse...

Tudo o que possa dizer só servirá para diluir as belas palavras do bom amigo Rui. Mas não posso terminar este comentário sem um grande abraço de agradecimento aos nossos pais que, não há a mínima dúvida, deram-nos tudo o que tinham para dar.

Ana disse...

Não duvido que o consigas ser...hoje e sempre!

Anónimo disse...

...e quanto às camisas aos quadrados?...alguma resolução?...

Just wondering.

Abraço.
Rob.