A Bolonhesa e a massa a acompanhar...

Olá...

Hoje, quando navegava no blog do Mega (sim, esse informático traidor de ambiental), deparei-me com uma posta dele sobre a cartola e a bengala...
Nessa posta, somos esclarecidos sobre quem tem o direito e o dever de usar a Cartola e a Bengala, que eu enverguei com tanto orgulho... (mesmo em situações embaraçantes como à entrada do restaurante no jantar da Tuna, não é Susy?)

De facto, a minha passagem pela Utad não foi curta... foram alguns anos. E penso que absorvi com correcção o Espírito Académico... em toda a sua dimensão...

Mas o espírito académico ficará para outra posta.
O que me leva a escrever hoje é a Bolonhice, Bolonhesa ou mais comummente a Declaração de Bolonha, especificamente em Portugal e na Utad, que embora não se tratando de uma especialidade gastronómica, deixa um sabor amargo...

Se o nosso ensino superior precisava de uma reforma? SIM!
Se está a ser feito da melhor maneira... só o tempo o dirá, mas espero que sim.

Custa-me um bocado, ser licenciado com 5 anos (os outros não contam para o caso) e ter um "licenciado" de 3 anos a ser equiparado a mim. Será que alguém com 3 anos de estudos superiores estará tão preparado para a vida profissional como eu estava? (ou deveria estar, vá...)
Se sim, e se com mais dois anos se fica com o grau de Mestre... então... 3+2... eu deveria obter o grau de Mestre de forma automática... Mestre Pires... soa bem, não soa?

E se eu frequentei e fui aprovado a uma disciplina de Projecto (final de curso, entenda-se), que mais não foi do que um complexo trabalho que envolveu recolha bibliográfica, trabalho de campo, análise e discussão de resultados, análises económicas, etc, etc...
Querem chamar-lhe dissertação? Chamem... e chamem-me Mestre...

E então, voltando à questão académica... os finalistas bolonheses não poderão envergar a cartola e bengala no fim do 1º ciclo... só o poderão fazer no fim do 2º ciclo...

Decisão polémica do Conselho de Veteranos da UTAD, mas acertada?
Os actuais alunos dirão que não... que é uma "palhaçada"...

Pessoalmente acho que é correcto... pelo menos para já... pelo menos até o "sistema" estar uniformizado e for coerente para todos... Eu tenho a esperança que o mercado laboral saiba reagir a esta mudança, reconhecendo a diferença. E que as ordens profissionais que representam as várias classes profissionais, que também o saibam e queiram fazer... sem politiquices...

E bolonhesa de atum, já experimentaram?

Que o panão esteja convosco...

2 comentários:

Unknown disse...

Bolonhesa de atum come-se. Mas a tradicional de "cárne" é melhor! ;)

Anónimo disse...

I agree...
Kiss